domingo, 12 de abril de 2009

Atividade 2: Como trabalhar o desenho em sala de aula?


Trabalhar o desenho em sala de aula requer alguns cuidados, haja vista que não podemos apenas pedir que a criança faça determinado desenho sem que tenha conhecimento daquilo que será traçado por ela. Os materiais a ser utilizado poderão ser os mais variados como: lápis, caneta, lápis de cor, tinta guache, canetinha, etc., o mais importante é motivá-los. A motivação pode partir de uma história, de observação, de conversa informal aguçando a imaginação ou a memória.
O desenho que exemplifica esta atividade foi motivada pela observação. Os alunos saíram da sala e passearam ao redor da escola observando a paisagem que ao seu redor. os mesmos foram instigados a falar aquilo que estavam vendo, ou seja, aos poucos fizeram uma descrição da imagem que estava a sua frente. Em seguida, voltaram para sala e assim iniciaram o seu desenho.

Rosimar

Acredito que o estudo fragmentado dos elementos da linguagem visual, é uma forma interessante de trabalhar desenho dentro da sala, pois possibilita um estudo mais profundo sobre cada elemento (ponto, linha, textura etc). Já tive essa experiência desse tipo de trabalho, pois o material didático (Rede Pitágoras) traz esse estudo fragmentado. Quanto ao uso de materiais, deve ser bem diversificados para assim ajudar na motivação dos alunos, a escolha do tema também favorece a motivação dos alunos
Maria José
Gisleangela
Acho que o aluno precisa de conhecer gradativamente cada técnica, mas antes de tudo ele pode criar sozinho o desenho, acredito que o desenvolvimento e o aprimoramente vem com os rascunhos, com os riscos, com os traços, com as tentativas, com os esforços e etc. Certamente ele não precisa ser bom ou talentoso em tudo, por experiência em sala de aula, observo que alunos que tem dificuldades de traçar, já tem facilidades de realizar desenhos abstratos. Com isso, os estilos são diferentes na sala de aula e os materiais tem de ser diversificados, pois há alunos que gostam mais de lápis de cor, outros giz de cera, outros tintas e assim sucessivamente, cada um descobre seu talento maior e cabe ao professor orientar a caminhar esta descoberta.
Fabiana
Acredito que para aprender a desenhar é necessário aprender algumas regras básicas:
1º Como representar graficamente elementos, lugares, pessoas e idéias,
2º Onde, em que tamanho e de que forma fazer essa representação,
3º Como destacar e valorizar a mensagem que você quer passar,
4º Como fazer sua mão realizar as coisas que o seu cérebro imaginou.
E assim sucessivamente, com a orientação do professor e criatividade, tudo é possével.

Nenhum comentário:

Postar um comentário